|
|
|
|
|
|
Este blogue visa divulgar as atividades promovidas pelo Departamento de Ciências Físicas e Naturais no âmbito do Clube Ciência Viva na Escola. O Clube funciona no laboratório de físico-química/ciências naturais como espaço aberto de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências.
segunda-feira, 14 de março de 2022
segunda-feira, 7 de março de 2022
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022
AS PROPRIEDADES DO SOM
Os alunos do Pré-Escolar constataram que o som se propaga no meio líquido através de ondas sonoras, tal como nos gases e nos sólidos. Para isso, utilizaram uma tina com água e um diapasão, onde viram a formação de ondas na água, representativas das ondas sonoras. Construíram, ainda, um telefone de cordel, com lã/cordel e copos de plástico e também copos de iogurte. Posteriormente, falaram ao telefone com os amigos, foi uma experiência muito divertida e enriquecedora.
NEWTON GOSTAVA DE LER - " 3,2,1....Lançar a sonda na Biblioteca "
Nos dias 14 e 17 de Fevereiro o sétimo ano, no âmbito do Clube da Ciência Viva, realizou na Biblioteca Escolar o Modúlo "3,2,1... lançar sonda na biblioteca!" do Projeto Newton Gostava de Ler.
As 3 turmas, num total de 45 alunos, ouviram alguns poemas do livro de Jorge Sousa Braga e puderam estabelecer a sua relação com a experiência que se seguiu. Os alunos em equipas tiveram que construir uma proteção para a sonda (um ovo cru) aterrar em segurança no chão da BE.
Das 12 equipas, 3 (uma por turma) superaram o desafio : F2G; NASA 2.0 e Os Bs, sendo que a melhor equipa foi a vencedora do 7ºB porque não só a sua sonda aterrou intacta no chão da BE como também só gastou 19 milhões de euros!


Parabéns aos vencedores!
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022
segunda-feira, 31 de janeiro de 2022
INDICADORES COLORIMÉTRICOS E MEDIÇÃO DO VALOR DO pH DE UMA SOLUÇÃO
No Clube da Ciência os alunos utilizaram os indicadores colorimétricos ácido-base ( o tornesol e a fenolftaleína), que são substâncias que apresentam uma determinada cor em meio ácido e cor diferente em meio básico. Experimentaram também o indicador universal em fita de papel. Este permite não só identificar o carácter ácido ou básico de uma solução, como também saber, com alguma aproximação, se uma dada solução é mais ou menos ácida ou básica do que outra. Mediram o valor do pH do limão, do vinagre, da água e do detergente, usando o aparelho medidor de pH, por leitura direta, determinaram com rigor o valor do pH de cada uma das soluções.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2022
FLEXIBLIDADE DOS MATERIAIS
Experiências com eletricidade 💡
Os alunos da turma F2 construíram circuitos elétricos simples, e testaram diversos materiais no que diz respeito à condução da eletricidad...
-
Os alunos da turma F2 construíram circuitos elétricos simples, e testaram diversos materiais no que diz respeito à condução da eletricidad...
-
Em março de 2024, d ecorreu mais uma edição da Expoplantas, com venda de flores, suculentas e ervas aromáticas à comunidade escolar. A ativ...